Leitura e interpretação de gráficos no 3º ano do Ensino Fundamental: Quais as dificuldades das crianças?

Autores

  • Maria Alves de Azerêdo Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Metodologia da Educação da UFPB. http://orcid.org/0000-0002-1236-0068
  • Thaline Cabral Arruda Secretaria de Educação de Sousa - PB.

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.6258

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Estatística, Leitura, Gráficos, Resolução de Problemas.

Resumo

A educação estatística tem sido apontada em documentos curriculares como um eixo a ser estudado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, demandando a capacidade de leitura e interpretação de informações em tabelas e gráficos. A compreensão de ferramentas da estatística possibilita não apenas a maior inserção social do sujeito em lidar com informações e dados variados, como também à formação científica, pois implica o envolvimento com etapas de pesquisa – levantar questões, produzir instrumentos, coletar dados e interpretar. O objetivo dessa investigação foi analisar os conhecimentos sobre gráficos de colunas, de estudantes de uma turma de 3º ano do ensino fundamental, em uma escola pública de João Pessoa – PB, identificando suas principais dificuldades. A metodologia baseou-se na abordagem qualitativa, constando de uma diagnose composta de quatro tarefas que abrangiam gráficos e problematizações. Os resultados indicaram dificuldades na leitura dos componentes dos gráficos, principalmente quando apresentavam informações implícitas e quando se exigia a resolução de situações-problema com significados de composição e comparação do campo aditivo. Concluímos que o trabalho com gráficos nos anos iniciais precisa contemplar escalas variadas, possibilitar a leitura para ‘além dos dados’, por meio da resolução de problemas, articulando-se com as operações aritméticas.

Biografia do Autor

Maria Alves de Azerêdo, Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Metodologia da Educação da UFPB.

Professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Leciona as disciplinas de Didática, Estágio Supervisionado e Ensino de Matemática voltado aos anos iniciais do ensino fundamental.

Thaline Cabral Arruda, Secretaria de Educação de Sousa - PB.

Pedagoga e professora dos anos iniciais na cidade de Sousa - PB.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Edição

Seção

Artigos