Educação intercultural e os aspectos da lei nº 11645/2008 – história e culturas indígenas

Autores

  • Gilson Divino Araújo da Silva INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
  • Josélia Gomes Neves Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.6399

Palavras-chave:

Currículo, Cultura Indígena, Intercultural, Ensino de História.

Resumo

A educação intercultural é uma forma de democratizar o ensino. Um dos desafios enfrentados nesse processo é estabelecer meios eficientes para promover o respeito à diversidade cultural. A Lei nº 11.645/2008 evidencia que os conteúdos referentes à história e à cultura afro-brasileira e indígena deverão ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial, nas áreas de Educação Artística, Literatura e História Brasileira. O objetivo deste estudo é apresentar as principais discussões acerca da inserção da cultura indígena na disciplina de História. Esse estudo é um recorte de uma seção da dissertação de mestrado que buscou analisar como tem ocorrido o estudo da história e das culturas indígenas no IFRO Campus Cacoal. A metodologia aplicada foi a de pesquisa-ação, por estabelecer uma intervenção visando à eficiência nos resultados dessa pesquisa. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: a pesquisa documental, e bibliográfica. Esta pesquisa procura apresentar as condições em que vivem os povos indígenas, conceitos sobre o currículo intercultural, explicar a sincronia e a experiência de ensino de história de acordo e as implicações do currículo na escola e sua conexão com a diversidade com a finalidade de aproximar as teorias do currículo com a práxis educacional.

Biografia do Autor

Gilson Divino Araújo da Silva, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

Professor de História do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (2015) e graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (2002). Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR.  

Josélia Gomes Neves, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Escolar (2009). Mestre em Desenvolvimento Regional (2004). Graduada em Pedagogia (1989). Especialista em Psicopedagogia (2004). Cursou o Magistério (1985). 

Vínculo institucional: Enquadramento Funcional: Professora adjunta 4, Carga horária: 40, Regime:Dedicação exclusiva -Universidade Federal de Rondônia.08/2018 - Atual: Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisas em Educação na Amazônia - GPEA, .
Linhas de pesquisa: Antropologia Etnopedagógica e Currículo3/2018 - Atual: Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional -PPGE, Nível: Pós-Graduação.


 

Downloads

Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Artigos