Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e as Políticas Educacionais orientadas por organismos internacionais
Resumo
O presente estudo trata da compreensão de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como atendimento à lógica capitalista disseminada por setores sociais e organismos internacionais. Dentro deste enfoque, o estudo tem como fundamento documentos oriundos do Banco Mundial direcionados para a educação nos países em desenvolvimento e publicação do Ministério da Educação e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica com enfoque em explicar a criação do novo sistema de ensino institucionalizado. A base deste estudo é a Análise de Discurso Crítica (ADC) como aporte teórico e metodológico fundamentado em estudos de Normam Fairclough (2001), por meio do qual os Institutos Federais propiciam responder aos interesses expressos nos modelos contidos nas orientações internacionais, como o Banco Mundial.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v25i3.6412
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ISSN: 2236-6377
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