A inovação proletarizada: perfil e desafios dos profissionais nos laboratórios de informática da rede municipal de ensino de Santarém-PA

Autores

  • Gilson Cruz Junior Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Rosane Crema Sousa Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.6415

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias Digitais, Formação Docente, PROINFO.

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar o perfil e os desafios dos profissionais que atuam nos laboratórios de informática das escolas da rede municipal de ensino de Santarém, Pará. Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas para a construção dos dados. Os sujeitos participantes são os agentes que atuam especificamente nas salas informatizadas das escolas da região urbana do município, os quais podem se caracterizar como “professores” ou “instrutores”. A análise dos dados mostrou que o perfil dos referidos agentes é heterogêneo, bem como os obstáculos que eles enfrentam em seu cotidiano, que abrangem desde as dificuldades na manutenção e reposição dos equipamentos à incipiência das políticas municipais de formação continuada.

Biografia do Autor

Gilson Cruz Junior, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA).

Rosane Crema Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Licenciada em Informática Educacional pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Downloads

Publicado

2020-11-30

Edição

Seção

Artigos