Evocações narrativas de gestores escolares acerca das políticas de saberes e fazeres da gestão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.6430

Palavras-chave:

Gestão Escolar Democrática, Currículo, Formação Continuada, Narrativas.

Resumo

Neste artigo analisamos o processo de formação continuada de gestores escolares durante os anos de 2015, 2016 e 2017 nos municípios maranhenses de Codó, São João do Sóter e Olinda Nova, evidencia como problema de pesquisa: quais saberes e políticas curriculares são tecidas nas narrativas de gestores escolares no processo de formação continuada? O objetivo foi: compreender quais os saberes e políticas curriculares são tecidas nas narrativas de gestores escolares da educação básica. A abordagem de pesquisa é qualitativa, utilizando como dispositivos metodológicos a narrativa escrita e a observação participante com 10 (dez) gestores escolares, que foram selecionados dentro de um recorte maior por suas vivencias e experiências a mais tempo na gestão escolar. Como pedagogos e formadores de professores que somos, e que dialogamos na pesquisa com gestores também formados em pedagogia, chegamos aos resultados de que as narrativas dos gestores apontam seus saberes, políticas e práticas oriundos do seu trabalho cotidiano, fruto das suas necessidades, expectativas e desejos, e assim criam currículos que revelam potenciais de transformação e que alertam para mudanças substanciais na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico no contexto escolar. As conclusões elucidam experiências instituintes de políticas democráticas de gestão que são construídas na cultura escolar onde os gestores desenvolvem o trabalho pedagógico e que se tornam uma via indispensável de consolidação de uma educação pública, democrática e de qualidade social.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente (Bolsista da CAPES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ).

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Líder do GRUPO DE PESQUISAS INTERDISCIPLINARES: Educação, Saúde e Sociedade (CNPq/UEMA). Professora Adjunto I do Departamento de Educação da UEMA do Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC, e atualmente Diretora do Curso de Pedagogia. Trabalha ainda como Coordenadora Pedagógica e Formadora na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias (MA) - SEMECT.

Nadja Regina Sousa Magalhães, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) na Linha de Pesquisa Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente. É participante do grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE/UFSC. Também integra o grupo de Pesquisas INTERDISCIPLINARES: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Downloads

Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Artigos