Estudo da interação do público em blogs de divulgação científica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.6434

Palavras-chave:

Blogs, Divulgação Científica, ScienceBlogs Brasil, Interação.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre a interação que ocorre entre autores e leitores de blogs de divulgação científica, assim como entre os próprios leitores. Dessa forma, busca-se compreender melhor a relação entre esses meios e seus públicos e os modelos de divulgação científica que são efetivamente apropriados por eles. Foram selecionados e analisados os comentários dos três blogs mais ativos do portal ScienceBlogs Brasil ao longo de dois meses com o objetivo de compreender essas interações e buscar reconhecer esses leitores. Para a análise e classificação desses comentários foi utilizada análise de conteúdo de Bardin (2011) e as categorias propostas por Kouper (2010). A partir dessas análises, foi possível observar que há uma intensa interação nesses ambientes, com trocas frequentes entre os leitores e não apenas entre leitores e autores de blogs. As contribuições, porém, mostram que grande parte dos indivíduos que interagem são também blogueiros, cientistas ou estudantes de carreiras científicas afins às áreas dos blogs. Apesar de serem espaços bastante propícios para a difusão rápida de informações científicas e debate aberto sobre esses temas, os blogs ainda são espaços de pouca participação do público leigo.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Edição

Seção

Artigos