A Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Desafios, experiências e possibilidades para o ensino das lutas na escola

Autores

  • João Augusto Galvão Rosa Costa UFF Universidade Federal Fluminense
  • Dinah Vasconcellos Terra

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.6471

Palavras-chave:

Educação Física, Jogos de Oposição, Ensino Fundamental, Lutas.

Resumo

Este relato de experiência parte das aulas de Educação Física com duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola situada no Município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Teve como objetivo compreender a partir das estratégias didáticas organizadas pelo professor das turmas como os jogos de oposição podem contribuir no desenvolvimento de uma proposta introdutória para o ensino das lutas.  Usou - se a observação participante com Gil (2002) e as imagens como registro. Entendeu-se que os jogos de oposição foram ferramentas do processo de conhecimento, abordagem e proposta da temática luta no contexto das turmas do sexto ano.  Como resultados, a ludicidade, as atitudes e valores trabalhados sobressaíram na verbalização dos alunos, reflexões nas rodas de conversa e nos grupos dos seminários, bem como as estratégias fundamentadas na dinâmica e regras dos jogos que possibilitaram a introdução de elementos e movimentos de diversificadas lutas.

Biografia do Autor

João Augusto Galvão Rosa Costa, UFF Universidade Federal Fluminense

Professor da Rede Municipal de Duque de Caxias

Mestrando em Educação pela UFF

Downloads

Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Experiências