Docência masculina na Educação Infantil: percepções de pedagogos egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.6589

Palavras-chave:

Docência, Educação Infantil, Gênero, Pedagogia.

Resumo

É perceptível que o corpo docente da Educação Infantil, no Brasil, é composto – em sua maioria – por profissionais do gênero feminino. A partir dessa premissa, o presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar os desafios e as possibilidades encontradas pelos egressos do gênero masculino do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em sua inserção no campo profissional em relação à docência na Educação Infantil. Para atingir os objetivos propostos, buscamos utilizar a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e de campo, de caráter exploratório e de cunho qualitativo. Ela contou com uma amostra de doze alunos egressos, na qual se observou o reconhecimento do papel dos homens na Educação Infantil por parte dos mesmos, porém, devido à falta de oportunidades, com forte predomínio do preconceito, a atuação profissional de homens nessa etapa tem sido mínima. Mesmo não havendo leis específicas que garantam que apenas mulheres tenham prioridade em lecionar na Educação Infantil, nos processos seletivos observa-se a preferência por elas. Portanto, as percepções dos egressos do curso de Pedagogia convergem para o fato de que eles tiveram dificuldade na inserção no campo profissional, fazendo com que muitos nem tentem atuar, em função da cultura construída, que mescla preconceito e desconfiança e reforça a naturalização do papel profissional feminino nessa etapa da Educação Básica.

Biografia do Autor

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá.

Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFAM

Marinês Viana de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Possui Doutorado em Educação:Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2002), Graduação em Pedagogia - Faculdades Associadas do Ipiranga (1995) e em Educação Artística pela Universidade Federal do Amazonas (1991). Professora Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, Departamento de Administração e Planejamento, atuando na área de Gestão e Políticas Públicas da Educação Básica. Diversidade Cultural, Currículo e Relações Étnico-raciais. Linha de Pesquisa: Estado, Políticas Públicas e Educação.

Jefferson Araújo do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Pedagogia no 9º semestre pela Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Edição

Seção

Artigos