Relações étnico-raciais em Limoeiro: o caso do festival da educação de jovens e adultos (FESTEJA)

Autores

  • Jaqueline Mirelle Melo Nascimento Silva Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Mata Norte (FFPNM)
  • Adlene Silva Arantes Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Mata Norte (FFPNM)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.6643

Palavras-chave:

Relações Étnico-raciais, Políticas Públicas, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Esse artigo é fruto de uma pesquisa mais ampla que investigou a existência de políticas públicas educacionais direcionadas à temática relações étnico-raciais voltadas para Lei 10.639/03 na Educação de Jovens e Adultos no município de Limoeiro-PE. Nos baseamos em teóricos como Passos e Santos (2018), Rodrigues e Abramowicz (2011), Souza (2016), Oliveira (2010), Reis (2017), Ferro e Pinheiro (2015) e Gil (2008). Optamos pela abordagem qualitativa com a utilização de análise documental, entrevista e questionário. Partindo de análises documentais, discutimos sobre a legislação nos documentos municipais, assim como a efetivação da temática no âmbito da EJA, através dos depoimentos do secretário municipal, da técnica em educação, dos docentes que atuam na EJA e dos projetos encontrados sobre o FESTEJA (Festival da Educação de Jovens e Adultos). Como resultado, constatamos a existência da Lei 10.639/03 no currículo da educação de jovens e adultos, assim como a efetivação da temática relações étnico-raciais no âmbito da EJA, concretizando-se como política pública educacional através do projeto FESTEJA que já se encontra no terceiro ano de realização.

Biografia do Autor

Jaqueline Mirelle Melo Nascimento Silva, Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Mata Norte (FFPNM)

Jaqueline Mirelle de Melo Nascimento Silva, Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte, Mestre em Educação também pela Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte, atuante no Ensino fundamental I na Escola Instituto Ariadnes, Limoeiro-PE.

Adlene Silva Arantes, Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Mata Norte (FFPNM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2014). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e Graduada em Pedagogia também pela Universidade Federal de Pernambuco (2002).É Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Mata Norte (FFPNM), atuando na graduação e no Mestrado Profissional de Educação (na Linha de Politica e gestão educacional). É Vice- coordenadora do Programa de Pós-Graduação PPGE- Mestrado Profissional de Educação e coordenadora do Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de professores da Educação Básica (PARFOR)/UPE/Mata Norte. 

Downloads

Publicado

2021-04-08

Edição

Seção

Artigos