Adolescentes em contexto de privação de liberdade no CENSE: concepções e perspectivas acerca da educação

Autores

  • Ruhama Ariella Sabião Batista Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Silmara Carneiro e Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Luiz Renato Martins da Rocha Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.6669

Palavras-chave:

Pedagogia Socioeducativa, Pedagogia Social, Medidas Socioeducativas, Centros de Socioeducação (CENSE).

Resumo

A proteção às infâncias e juventudes no Brasil vem sendo debatida há muitos anos, culminando com a mudança de paradigma da situação irregular para a doutrina da proteção integral, com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Nessa perspectiva, além da responsabilização e reprovação da conduta infracional do adolescente, as medidas socioeducativas se configuram como uma das garantias da proteção desses sujeitos, presentes no ECA e, posteriormente, nas legislações pertinentes à Socioeducação. O presente estudo tem como objetivo analisar as concepções e perspectivas que os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação no CENSE de Santo Antônio da Platina, no Estado do Paraná, têm sobre a educação. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada a partir de revisão de literatura, pesquisa documental e de campo, sendo a coleta dos dados empíricos empreendida por meio de entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram nove adolescentes internados no CENSE. Considerou-se que as particularidades na escolaridade e nas concepções sobre Educação que os adolescentes privados de liberdade têm, a partir de suas trajetórias escolares, incidem diretamente tanto no processo socioeducativo quanto nos seus projetos de vida. Sobretudo, buscou-se pensar em caminhos para uma maior efetividade do atendimento socioeducativo, principalmente no que concerne à Educação, partindo dos principais sujeitos deste processo, os adolescentes.

Biografia do Autor

Ruhama Ariella Sabião Batista, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação e Mestre em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA).

Silmara Carneiro e Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Assistente Social. Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Mestre em Ciências Sociais Aplicada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG. Membro do Núcleo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais – NEPPS- UEPG.

Luiz Renato Martins da Rocha, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutorando e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Tradutor e Intérprete de Libras na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio.

Downloads

Publicado

2021-04-08

Edição

Seção

Artigos