Escola e comunidade: investigando a participação popular e vínculos para o exercício da cidadania

Autores

  • Isaac de Andrade Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Márcia Schott Universidade Federal de Sergipe
  • Renata Jardim Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.6685

Palavras-chave:

Educação Básica, Participação da Comunidade, Cidadania, Democracia.

Resumo

A cidadania ao longo da história se limitava aos privilégios das classes sociais com maiores poderes aquisitivos e relevância sociocultural. Atualmente, as democracias caracterizam-se pela busca de igualdade dos direitos civis, políticos e sociais dos indivíduos e grupos. Assim, foi investigada a participação popular e os vínculos entre a escola e a comunidade através do exercício da cidadania nos espaços colegiados do ambiente escolar. Estudo de caráter exploratório e quantitativo, foi composto por escolas da Educação Básica das zonas urbanas e rurais do município de Lagarto/SE com o Programa Saúde na Escola. As informações foram obtidas através de entrevistas e questionários com os diretores das escolas investigadas a respeito da autoria do Projeto Político Pedagógico (PPP), da composição dos Conselhos Escolares e do desenvolvimento de atividades extracurriculares. Participaram do estudo 48 escolas, das redes estadual e municipal, com representatividade de instituições das zonas urbanas e rurais. Em relação à composição dos conselhos escolares, a comunidade local não foi representada, entretanto, a gestão escolar esteve presente em 100% das instituições. Na elaboração do PPP, houve representatividade de professores (95%), seguida por gestão escolar (87%), e alunos (40%). Assim, evidencia-se reduzida vinculação entre a escola e a comunidade local, pais, estudantes e moradores, quando comparada à participação da gestão escolar. Portanto, faz-se necessário o estímulo e apoio das instituições educacionais para o fortalecimento da vinculação entre escola e comunidade local, a favor do exercício da cidadania.

Biografia do Autor

Isaac de Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe

Bolsista de Inciação Científica pela Coordenação de Pesquisa (COPES-UFS).Departamento de Fisioterapia Lagarto, Universidade Federal de Sergipe, campus Professor Antônio Garcia Filho.

Márcia Schott, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação (UNICAMP). Professora do Departamento de Educação em Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Professor Antônio Garcia Filho.

Renata Jardim, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Saúde Pública (UFMG). Professora do Departamento de Educação em Saúde da Universidade Federal de
Sergipe (UFS), campus Professor Antônio Garcia Filho.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Artigos