Decolonialidade e geografia escolar: revisitações didático-pedagógicas

Autores

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília (2013) e doutorado em Geografia (Organizacao do Espaco) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Pós-doutorando em Geografia, Literatura e Filosofia pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0003-4238-0139

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.6694

Palavras-chave:

Decolonialidade, Geografia Escolar, Ensino de Geografia.

Resumo

Neste artigo será tratado o debate acerca do pensamento decolonial e sua presença na revisitação de formulações didático-pedagógicas para a geografia escolar. A perspectiva de um pensamento e prática direcionado à decolonialidade permite que haja uma revisitação do processo de ensino e aprendizagem, em diálogo com as habilidades e competências que abranjam uma visão educacional interdisciplinar, fomentando a reformulação de conteúdos, temáticas e, também, a visão pedagógica dos profissionais que atuam na educação básica, como um todo, e em particular no ensino de Geografia. Por meio de uma revisão bibliográfica o presente trabalho tem por principal objetivo trabalhar e refletir sobre a temática decolonial, no âmbito da Geografia escolar e em perspectivas atuais para o processo de ensino e aprendizagem. Como resultados esperados apresentam-se a abertura para um aprofundamento teórico, prático e metodológico da revisitação didático-pedagógica por meio da decolonialidade, tanto na geografia escolar como em um âmbito maior de interdisciplinaridade para o processo de ensino a aprendizagem.

Biografia do Autor

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília (2013) e doutorado em Geografia (Organizacao do Espaco) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Pós-doutorando em Geografia, Literatura e Filosofia pela Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília (2013) e doutorado em Geografia (Organizacao do Espaco) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Pós-doutorando em Geografia, Literatura e Filosofia pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Edição

Seção

Artigos