(Pro)fessora, posso perguntar? Visitas escolares a exposições sobre controvérsias sociocientíficas em museus de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.6805

Palavras-chave:

ontrovérsias Sociocientíficas, Museus de Ciências, Visitas Escolares.

Resumo

Visitas escolares a museus de ciências têm sido uma ação efetiva realizada por escolas em todo o mundo. Seja para propiciar novas oportunidades de aprendizagem ou para complementar os conteúdos ensinados em sala de aula. Tais visitas contribuem com o processo de ensino e aprendizagem dos educandos. No âmbito dos museus, nos últimos anos, exposições com temáticas controversas têm ganhado destaque. Essas, são moldadas de forma a problematizar e levantar reflexões sobre questionamentos que, por vezes, não encontram espaço de discussão em sala de aula. Nesta perspectiva, este ensaio reflexivo tem o objetivo de contribuir com o (re)pensar as visitas escolares a exposições que abordam controvérsias sociocientíficas em museus de ciências. As reflexões partem de uma narrativa construída com a finalidade de propiciar ponderações sobre a temática: “A origem do Universo e da Vida na Terra”. A narrativa em questão, é sustentada por dados de pesquisas acadêmicas, as quais dialogam com os questionamentos apresentados ao longo do texto.

Biografia do Autor

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pós-doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC).

Downloads

Publicado

2021-04-08

Edição

Seção

Artigos