Trabalho docente em tempos de COVID-19: EaD e Educação Remota Emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.7382

Palavras-chave:

EaD, Educação Remota Emergencial, COVID-19, Trabalho Docente, Políticas Públicas.

Resumo

Este trabalho discute sobre o trabalho docente tendo como pano de fundo a Pandemia instaurada pelo novo Coronavírus – COVID-19. Para isso analisa documentos legais acerca da Educação a Distância no Brasil, o desenvolvimento tecnológico, as condições de trabalho e a formação docente. A metodologia se baseia em pesquisa bibliográfica e documental apresentando resultados acerca de medidas emergenciais na área da educação, como por exemplo a Educação Remota Emergencial diante do problema em pauta. Os resultados da pesquisa realizada reafirmam que uma Educação de qualidade necessita de planejamento, investimento formação adequada e equidade de acesso aos meios junto ao público atendido.

Biografia do Autor

Juliana Cordeiro Soares Branco, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui pós doutorado em Educação pela UFMG, doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e especialização em Gestão de processos educativos pelo Centro de Estudos Educacionais de Minas Gerais. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em Comunicação Social (Relações Públicas) pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, no Curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana-PPGE, Linha 2 Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais. Também é Coordenadora Adjunta do Programa, Editora Chefe da Revista Educação em Foco e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia-NECT/FaE/UEMG. Também é membro do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais-NEPPPE/FaE/UEMG.

Inajara de Salles Viana Neves, Universidade Federal de Ouro Preto

Inajara de Salles Viana Neves é Professora Adjunta do Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Educação Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos - (UNIMARCO). Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFOP), é Presidente do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia. Membro do Colegiado do Curso de Geografia (CEAD/UFOP) e do Bacharelado em Educação Física (COBEF/UFOP). Professora Colaboradora externa do programa de Pós-graduação stricto sensu - PROMESTRE - Mestrado Profissional em Educação na Linha de Pesquisa Trabalho e Educação (FAE/UFMG). Realizou residência Pós-doutoral na Universidade Aberta de Portugal UAb (Bolsista CAPES - 2014-2015). Possui experiência em pesquisas relacionadas as seguintes temáticas: Trabalho docente, educação a distância, gestão da educação, ensino superior, planejamento e formação docente.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Edição

Seção

Artigos