Ensino colaborativo: um relato de experiência sobre o PIBID na educação especial

Autores

  • Caroline Satie Nascimento Universidade Federal de São Carlos
  • Renata Paschoalino Leiva Universidade Federal de São Carlos
  • Cariza de Cássia Spinazola Universidade Federal de São Carlos
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.7394

Palavras-chave:

PIBID, Educação Especial, Ensino Colaborativo.

Resumo

O presente estudo é referente a um relato de experiência, que tem como objetivo descrever atividades desenvolvidas em parceria entre a licencianda em educação especial, participante como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a professora da sala regular, durante o ano de 2019. A atuação da bolsista ocorreu em uma sala de segundo ano do ensino fundamental I, na qual continha um aluno Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), em uma escola municipal localizada numa cidade de médio porte do interior paulista. Foram realizadas atividades que abrangeram as demandas acadêmicas de todos os alunos ao mesmo tempo, sem necessidade de adaptações curriculares, mas com o objetivo de oferecer acesso à diferentes práticas pedagógicas ao aluno Público-Alvo da Educação Especial. Os resultados apontam que o aluno se beneficiou diretamente dos projetos colaborativos desenvolvidos ao longo do ano por ter a oportunidade de trabalhar em grupo e ser incluso nas mesmas atividades do restante da turma, sem a necessidade de usar adaptações curriculares ou de se sentar o tempo todo ao lado da bolsista. Portanto, conclui-se que o objetivo da parceria colaborativa consolidada entre bolsista e professora foi eficaz para a promover a inclusão escolar.

Biografia do Autor

Caroline Satie Nascimento, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Licenciatura em Educação Especial.

Renata Paschoalino Leiva, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Licenciatura em Pedagogia.

Cariza de Cássia Spinazola, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Especial.

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia-DPsi, curso de Licenciatura em Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs.

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Publicado

2020-11-30

Edição

Seção

Artigos