Processos de In/Exclusão: Trajetórias, Tensionamentos e Desafios da Educação de Surdos em Chapecó/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.7516

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Santa Catarina, Políticas Educacionais.

Resumo

O presente trabalho tem como tema a Educação de Surdos. Tendo como objetivo conhecer a trajetória da Educação de Surdos no município de Chapecó/SC, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e parte de uma análise bibliográfica de teses e dissertações da BDTD e do IBICT. O Grupo Focal apresenta-se como estratégia metodológica principal da estruturação da pesquisa e construção dos dados para análise. As participantes da pesquisa são professoras ouvintes que atuaram/atuam na rede pública de ensino, na Educação de Surdos, e que participaram ativamente na construção das políticas voltadas à esta modalidade de ensino. Como resultado, constatou-se que o percurso analisado se constituiu de modo semelhante às ações empreendidas a nível nacional e mundial, com ênfase no oralismo, na comunicação total e no bilinguismo. Destaca-se ainda a urgência de retomar as discussões para a constituição de uma Política Nacional de Educação Bilíngue, para a construção de uma escola bilíngue inclusiva, que receba todos os estudantes, que respeite os direitos linguísticos dos surdos e que se efetivem os processos de ensinar e de aprender.

Biografia do Autor

Nicolle Eduarda Martinelli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pedagoga pela Universidade Federal da Fronteira Sul

Patrícia Graff, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC.

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Publicado

2021-04-07

Edição

Seção

Artigos