A Cultura Escolar e o Ambiente Educativo em diferentes contextos -Brasil e Estados Unidos

Autores

  • Cláudia Sebastiana Rosa da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Evelise Maria Labatut Portilho Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.7541

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ambiente Educativo, Cultura Escolar, Estratégias de Ensino, Ensino Fundamental.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar elementos da cultura escolar de duas escolas, sendo uma brasileira e outra americana, ambas na etapa do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Os elementos da cultura escolar foram interpretados por meio das características dos ambientes educativos e das estratégias de ensino eleitas pelos professores no cotidiano escolar de cada uma delas. A pesquisa, de enfoque fenomenológico hermenêutico, apoiou-se nos seguintes instrumentos: protocolo de observação das salas de aulas, entrevista com professores e análise do Projeto Político Pedagógico das duas escolas. Percebeu-se que as duas instituições têm estrutura física e organização do cotidiano escolar distintas, tanto pela quantidade de recursos pedagógicos quanto materiais de papelaria, como também, pela organização do ambiente educativo, bases legais de funcionamento e apoio de uma universidade. Suas similaridades são reveladas por permanecerem coadunadas ao sistema de avaliação de suas mantenedoras, e o processo ensino-aprendizagem encontra-se centralizado no professor como detentor do conhecimento e no aluno enquanto receptor passivo. Compreendeu-se que, as duas escolas são portadoras de uma identidade e uma prática social singular, expressas na cultura escolar.

Biografia do Autor

Cláudia Sebastiana Rosa da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Cláudia Sebastiana Rosa da Silva – Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Mestre e Doutoranda em Educação (PUCPR). Professora do curso de Pedagogia do UNINTER. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente. Curitiba – PR - Brasil. clausers@gmail.com

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Evelise Maria Labatut Portilho – Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia. Mestre (PUCPR), Doutora (Universidade Complutense de Madrid) e Pós Doutora (Universidade do Porto) em Educação. Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa Stricto Sensu em Educação da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente. Curitiba, PR, Brasil eveliseportilho@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-04-07

Edição

Seção

Artigos