Etnobotânica das religiões afro-brasileiras: elaboração de uma proposta didática para o ensino de botânica

Autores

  • Ana Luíza Vieira Goulart Universidade Federal de Itajubá
  • Felipe Luíz de Araújo Martins Universidade Federal de Itajubá
  • Marcela de Moraes Agudo Universidade Federal de Itajubá
  • Eduardo Vieira Chiarelli Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.7613

Palavras-chave:

Etnobotânica, Ensino de Ciências, Questões Étnico-raciais, Religiões Afro-brasileiras.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a potencialidade da etnobotânica de religiões afro-brasileiras como ferramenta para o ensino de botânica, por meio de um ensaio teórico que realiza a elaboração de uma proposta didática neste sentido. Para tanto, o artigo discute a importância das questões étnico-raciais dentro do ensino de ciências, em uma tentativa de valorizar a formação brasileira para além do núcleo eurocêntrico, no sentido de compreender, no desenvolvimento dos processos históricos e científicos, a necessidade de um processo de descolonização na periferia do capital. Assim, foi pensada e elaborada a proposta didática, tendo como base a abordagem pedagógica dos 3 Momentos Pedagógicos. A partir das reflexões realizadas, obtém-se como resultado a elaboração de uma proposta didática que promova uma reflexão crítica sobre as questões étnico-raciais e um diálogo entre os saberes populares e científicos dentro do processo de ensino-aprendizagem. 

Biografia do Autor

Ana Luíza Vieira Goulart, Universidade Federal de Itajubá

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Itajubá. Atua como extensionista no projeto de extensão Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INTECOOP). É membro do Núcleo Travessia de Pesquisa, Extensão e Apoio à Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural. Atuou como bolsista Capes no Programa Residência Pedagógica 2018/2020 e extensionista no projeto de extensão Universidade Cultural em 2017. Foi membra do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas em 2017, trabalhando na área de graduação.

Felipe Luíz de Araújo Martins, Universidade Federal de Itajubá

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Itajubá (2015-2020). Atualmente vinculado ao Núcleo Travessia: Grupo de Pesquisa, Extensão e Apoio à Agricultura Familiar e ao Desenvolvimento Rural e ao grupo de pesquisa de Desenvolvimento, sustentabilidade, educação e cultura, ambos pela Universidade Federal de Itajubá.

Marcela de Moraes Agudo, Universidade Federal de Itajubá

Professora do Magistério Superior do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), leciona no curso de Ciências Biológicas Licenciatura. Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP/Botucatu. Pedagoga pela UNESP/Bauru. Mestra e Doutora em Educação para a Ciência na UNESP/Bauru (bolsista CAPES - Proex e FAPESP), pesquisando a educação ambiental na formação de professores. Participa, desde 2011, do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), liderado pela Profa Dra Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Foi estagiária da UNESP/Botucatu de 2006 a 2011, participando de projetos de iniciação científica, e bolsista de órgãos de fomento (CNPQ e FAPESP). Tem experiência profissional na Educação Básica, atuando na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e na Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP; e no Ensino Superior, como professora nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia na UNESP/Bauru. Principais temas de pesquisa: Sociedade e Natureza. Ensino de Ciências da Natureza e Biologia. Educação Ambiental. Formação de Professores. Fundamentos da educação. Trabalho docente. Escola pública.

Eduardo Vieira Chiarelli, Universidade Federal de Itajubá

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Itajubá. Atuou como voluntário no Programa Residência Pedagógica. Possui formação complementar em Produção Acadêmica e Conceitos Básicos em Farmácia, ambas pela Faculdades Integradas Teresa D'Avila.

Downloads

Publicado

2021-04-07

Edição

Seção

Artigos