Educação Matemática e Literatura: possibilidades de ressignificações

Autores

  • Cecília Bobsin do Canto Professora da rede municipal de Porto Alegre
  • Fernanda Wanderer Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.7636

Palavras-chave:

Experiência, Matemática Escolar, Leitura Literária.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma investigação centrada em examinar possíveis ressignificações que a leitura literária opera nos sentidos que estudantes atribuem à matemática escolar. Os aportes teóricos ancoram-se em discussões contemporâneas sobre a linguagem e a noção de experiência como proposto por Jorge Larrosa. O material examinado é composto por enunciações de alunos de duas turmas da etapa final do Ensino Fundamental produzidas em dois momentos: o primeiro, envolveu uma reflexão em sala de aula sobre a matemática escolar. O segundo momento consistiu na leitura de trechos da obra Alice no País do Espelho, de Lewis Carroll (2004), com o intuito de gerar diálogos e novas produções de significados sobre a matemática e a sociedade. A análise mostrou que a matemática é tomada como um conjunto de saberes presente “em todos os lugares”, sendo concebida como estática, única e universal. Ao mesmo tempo, foi posicionada como indispensável para resolver as situações do cotidiano e possibilitar a imersão no mercado de trabalho. Assim, constata-se que são cambiantes as formas dos estudantes conceberem a matemática escolar, mesclando visões platônicas e utilitaristas. Outro resultado do estudo diz respeito aos movimentos de questionamento da lógica presente tanto na matemática escolar quanto na vida em um sentido mais amplo mobilizados pela leitura literária.

Biografia do Autor

Cecília Bobsin do Canto, Professora da rede municipal de Porto Alegre

Licenciada em Matemática (UFRGS) e Mestre em Educação (UFRGS)

Fernanda Wanderer, Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS). Doutora em Educacão (UNISINOS). Mestre em Educação (UNISINOS). Licenciada em Matemática (UFRGS).

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Publicado

2021-04-07

Edição

Seção

Artigos