O educador governante e a formação social do indivíduo em Emílio ou Da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.7920

Palavras-chave:

Pedagogia, Rousseau, Emílio ou Da Educação, Educador Governante.

Resumo

Neste artigo analisa-se o lugar do educador no contexto da pedagogia rousseauniana e tem-se como objeto de investigação a obra Emílio ou Da Educação (1762). Os objetivos propostos são a caracterização da pedagogia natural e a caracterização do papel do educador governante no processo de formação moral e política do indivíduo. Adotou-se, como método de pesquisa, a hermenêutica aplicada aos estudos bibliográficos, que além da obra supracitada, amparou-se também em livros de comentadores do filósofo Rousseau. Como resultados da discussão, observou-se que o pensador genebrino propôs uma pedagogia inovadora para seu tempo, na medida em que revoluciona a relação entre educador e educando e entre educação e sociedade, vínculos estes que são evidenciados em nossas análises. Inaugurador da chamada pedagogia natural, o filósofo alvitra uma reaproximação entre a educação e a condição natural de liberdade do educando e a formação moral e política para vida na sociedade democrática, mediada pelo educador governante.

Biografia do Autor

Juliana da Silva Lopes Kaloczi, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduação em Filosofia. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Carlos Betlinski, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor de Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras- UFLA.

Downloads

Publicado

2021-04-07

Edição

Seção

Artigos