Desafios da afirmação da identidade feminina

Autores

  • Silvia Valeska Goularte Arnecke Universidade Feevale
  • Juracy Assmann Saraiva Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8227

Palavras-chave:

Mulher, Identidade, Literatura, Desafios, Protagonismo.

Resumo

O conceito de identidade tem sido objeto de estudo e de reflexão crítica de teóricos de diversas áreas do conhecimento, particularmente porque há, na contemporaneidade, uma crise do sujeito. Com base nos posicionamentos de Stuart Hall, de Zygmunt Bauman, e de Kathryn Woodward a respeito dessa problemática e de Paul Ricoeur acerca da concepção mimética da literatura, o presente artigo analisa alguns desafios que a mulher tem enfrentado para se autoafirmar e assumir o protagonismo de uma identidade marcada pelo gênero feminino. Nesse sentido, demonstra que a literatura corrobora para evidenciar o modo como questões socioculturais permeiam o cotidiano das mulheres, iluminando o conflito inerente à submissão feminina e exigindo que o leitor assuma uma posição em face do mundo ficcional. O artigo questiona, ainda, os motivos pelos quais mulheres continuam aprisionadas a valores machistas, consolidados historicamente, sem assumir a importância de seu papel social, e defende mudanças no comportamento feminino.

Biografia do Autor

Silvia Valeska Goularte Arnecke, Universidade Feevale

Licenciada em Letras; Pós-Graduada em Português e Coordenação Pedagógica. Mestranda em Processos e Manifestações Culturais.

Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale

* Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Pós-Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora e pesquisadora da Universidade Feevale, da FAPERGS e do CNPq. 

Downloads

Publicado

2022-02-21

Edição

Seção

Artigos