A perspectiva do Teatro do Oprimido como metodologia no contexto da Educação em Ciências: Uma revisão sistemática de artigos científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i2.8604

Palavras-chave:

Teatro do Oprimido, Educação em Ciências, Alfabetização científica

Resumo

Nas últimas décadas reflexões acerca da Educação em Ciências engendrada a questões sociais, a fim de promover à formação crítica dos estudantes, tem se tornado cada vez mais necessárias. Caracterizado como uma linguagem artística provocadora para refletir questões sociais iminentes, o teatro do oprimido (TO) é uma metodologia que de maneira geral procura por meio da desmecanização do corpo e da mente, levar atores e espectadores ao reconhecimento e ao enfrentamento de situações de opressão. No cenário educacional o TO pode revelar-se como instrumento dialógico fundamental para a reflexão crítica e o aprendizado dos estudantes. O objetivo dessa pesquisa é analisar tendências em publicações científicas acerca da apropriação do TO pelo campo da Educação em Ciências. Os artigos evidenciaram resultados relevantes ao articular o TO no campo da Educação em Ciências. As tendências de publicações ilustraram o predomínio do tema educação ambiental e educação em saúde, em espaços formais e não formais desenvolvidos com jovens da educação básica, e ensino superior por sua vez. A técnica do teatro fórum foi utilizada em sua ampla maioria nos artigos analisados e observou-se um quantitativo pouco expressivo, em relação ao total de artigos analisados, de pesquisas desenvolvidas com o TO como linguagem artística para debates de temas importantes e suas inferências com professores de Ciências.

Biografia do Autor

Camila de Fatima Sant'Ana, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Química Licenciatura e graduação em Química Bacharelado pela Universidade do Grande Rio; Especialização em Química e Toxicologia Forense pela Universidade Castelo Branco e Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química pelo IFRJ-Campus Maracanã. Atuou como Técnica em Química, no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), trabalhando no LATAB (Laboratório de tabaco e derivados) pelo projeto Petrobras, analisando petróleo e seus derivados leves e pesados por Cromatografia Gasosa, nos ensaios de Destilação Simulada, Distribuição do número de átomos de carbono no detetor FID e Determinação do teor de enxofre no detetor (SCD) por Quimiluminescência. Atuou também no LATAB no Programa de Capacitação Institucional do MCTI-PCI pelo projeto Desenvolvimento de Metodologia Analítica e validação para quantificação de Nitrosaminas em cigarros por CG-NCD. Ministrou aulas de Química para turmas de EJA no curso Lídice Silva, e ministrou aulas de Química para turmas de pré- técnico, pré-militar e pré- vestibular nos cursos Arar e Progressão. Possui Mestrado em Ensino de Ciências pelo IFRJ. É Doutoranda do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ). Atua como Pesquisadora bolsista do Programa de excelência acadêmica (PROEX) da CAPES, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ). Atua no Grupo de Pesquisa e Extensão "Ciênica", que objetiva a enculturação científica e artística, sob orientação do professor Doutor Leonardo Maciel Moreira, e tem como foco o teatro de temática científica articulado ao Teatro do Oprimido (TO)

Leonardo Maciel Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Química (UFJF), mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (USP), Doutor em Educação pela Faculdade de Educação (USP). É pesquisador no Mestrado Profissional em Ensino de Química, da Pós Graduação em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRJ (PEQUI-IQ) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES-UFRJ), orientando mestrado e doutorado. Parecerista em periódicos, líder no Grupo de Pesquisa Linguagens no Ensino de Química e colaborador no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não-Formal e Divulgação em Ciência (GEENF-USP). É professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, atuando nas graduações em Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas. Coordenador do curso de Licenciatura em Química - Macaé (2012-2013 e 2021 - atual). Integrante do Comitê de Ética em Pesquisa, do Comitê PIBIC e representante do Campus Macaé da UFRJ no Complexo de Formação de Professores. Foi coordenador de Extensão Universitária do Campus Macaé da UFRJ (2014-2016) e atuou no PIBID Química Macaé. Coordena o Projeto Ciênica (www.projetocienica.com.br), que visa a divulgação das ciências e das artes. Recebeu prêmio de menção honrosa na realização de atividades de extensão universitária nos anos de 2010 e 2013, e prêmio de menção honrosa em pesquisa científica no ano de 2015. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências, focalizando os temas educação em ciências e artes e educação em ciências e relações étnico raciais.

Downloads

Publicado

2022-08-17

Edição

Seção

Artigos