Planejamento Colaborativo das Aulas para Alunos com NEE no Curso Técnico

Autores

  • Hildo Anselmo Galter Dalmonech Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS
  • Jaqueline Zanotti Dalmonech Universidade Estácio de Sá
  • Marko Aurélio Goularte Instituto Federal do Espirito Santo
  • Luciléa Silva dos Reis Instituto Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8658

Palavras-chave:

Planejamento Colaborativo, Aprendizagem, Docência.

Resumo

O objetivo foi demonstrar a importância do planejamento colaborativo entre o professor de AEE e o professor da disciplina no planejamento das aulas para alunos com NEE. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso no qual buscou mitigar as adaptações propostas pela professora de AEE para um aluno com NEE. A pesquisa de campo foi realizada com uma professora de AEE especialista, com 10 anos de experiência na área, e uma professora Doutora, responsável pela disciplina Cafeicultura. Como principais resultados, foi verificado que a atuação em sala de aula precisou ser mais direta. Verificou-se também que é preciso considerar as possibilidades de desenvolvimento, compreender e aceitar que a aprendizagem ocorre de forma diferente dos demais alunos. Foi, ainda, observado, que o trabalho em conjunto com uma colaboração mutua, procurando traçar estratégias pedagógicas que se adequam as necessidades individuais, trouxeram avanços na aprendizagem do mesmo.

Biografia do Autor

Hildo Anselmo Galter Dalmonech, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE BUSINESS SCHOOL (2016), Especialista em Docência na Educação Profissional pelo Instituto de Ensino Superior da Região Serrana (2020), Especialista em MBA em Logística Operacional pela Faculdade Futura (2019), Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Internacional Signorelli (2014) e Bacharel em Administração formado pelo Instituto de Ensino Superior da Região Serrana (2012). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá.

Jaqueline Zanotti Dalmonech, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis (2004), é graduanda em LETRAS LIBRAS pela Universidade Estácio de Sá. É especialista em Libras pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2016), especialista em Educação Inclusiva e Diversidade (2011) e especialista em Educação de Jovens e Adultos (2009) pelo Instituto superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd, especialista em Metodologia da Educação Infantil e Series Iniciais pela faculdades integradas jacarepaguá (2009) e especialista em Gestão Escolar Integradora: Administração e Supervisão pela universidade castelo branco (2009). Tem experiência na área de Educação Especial, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.

Marko Aurélio Goularte, Instituto Federal do Espirito Santo

Mestre em Administração pela FUCAPE Business School; Especialista em Gestão Pública Municipal pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Bacharel em Administração pela Faculdades Integradas Castelo Branco. Atualmente exerce o cargo de Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Exerce a Função de Assessor Técnico da Diretoria de Ensino.

Luciléa Silva dos Reis, Instituto Federal do Espirito Santo

Graduada em Agronomia pela Universiade Federal do Espírito Santo, Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, Campus de Santa Teresa. Atua na área Melhoramento de Plantas, incluindo melhoramento clássico, desenvolvimento e avaliação de cultivares. Atua também em Fitotecnia, Produção e Tecnologia de Sementes, Micropropagação de Plantas, Culturas Anuais e Cafeicultura.

Downloads

Publicado

2022-02-21

Edição

Seção

Artigos