Professores homens nas primeiras etapas da educação básica: dilemas e enfrentamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8815

Palavras-chave:

Professores homens, Docência, Educação de crianças.

Resumo

O artigo discute resultados de uma pesquisa realizada com pais professores homens da Educação Básica em cinco cidades mineiras. Primeiramente, realizamos um mapeamento da presença de professores homens nas escolas de educação básica nos municípios investigados, nas esferas municipais e estaduais, na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. Em seguida, cotejamos esses dados com a produção científica produzida nas duas últimas décadas sobre o tema, enfatizando os estudos que investigaram a presença masculina na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam que o número de professores homens na docência aumenta à medida em que se avança no nível de ensino, comportamento estatístico também presente no conjunto dos docentes do país. A análise da produção científica demonstrou que os professores do sexo masculino ao se inserirem no espaço escolar nas primeiras etapas da educação básica passam por dilemas e enfrentamentos para permanecer na profissão e, muitas vezes, são submetidos às provas de uma pretensa e idealizada “idoneidade” para serem aceitos pela comunidade escolar.

Biografia do Autor

Rosilane Kátia de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na educação básica, lecionando em turmas de anos iniciais, educação infantil e coordenadora pedagógica em creche pública. Atualmente, trabalha como professora na prefeitura de Mariana, lecionando para turma dos anos iniciais.

Marlice de Oliveira e Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola.

Marco Antônio Torres, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto

Downloads

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Artigos