Um estudo sobre as decorrências do processo de municipalização: o caso das escolas ocupando o mesmo espaço

Autores

  • Paulo Sérgio Garcia Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Fernando Barradas Vessio Universdidade Muncipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8863

Palavras-chave:

Municipalização do ensino, Escola pública, Ensino fundamental, Compartilhamento de espaço escolar.

Resumo

O processo de municipalização do ensino público no Brasil, realizado com maior ênfase a partir da década de 1990, gerou mudanças administrativas e consequências no campo educacional em todo o país. Em São Caetano do Sul, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, a partir da municipalização, que se iniciou em 2007, duas escolas passaram a compartilhar o mesmo espaço (prédio), uma situação inédita e singular no município. Dessas unidades escolares, uma é municipal e atende alunos do ensino fundamental, anos iniciais, e a outra é estadual e assiste aos estudantes do ensino fundamental, anos finais, e do ensino médio. Este estudo analisa, na visão de alguns atores escolares (gestores, professores, funcionários, alunos e pais), as decorrências do processo de municipalização, onde duas escolas passaram a compartilhar o mesmo espaço. Para tal, utilizou-se a metodologia qualitativa, por meio entrevistas para a coleta dos dados. Os resultados revelaram a presença de elementos de conflitos; de incertezas profissionais; de ausência de consenso em relação à municipalização; de comparações entre os estabelecimentos de ensino e de melhorias na infraestrutura escolar. Todas essas questões foram potencializadas por um cenário marcado pela ausência de diálogo, de planejamento e de colaboração, principalmente entre as diversas equipes gestoras que já atuaram pelas duas esferas. Os dados podem ser utilizados por universidades em cursos de formação de gestores e professores e por secretarias educação e diretorias de ensino que pretendam realizar o processo de municipalização.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor pela Faculdade de Educação da USP.

Fernando Barradas Vessio, Universdidade Muncipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação

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Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos