O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i2.9788

Palavras-chave:

Mapas Mentais, Mapas Conceituais, Percepção de alunos

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre a construção de Mapas Mentais e Mapas Conceituais destacando as características individuais de cada um. A pesquisa foi realizada com trinta e seis alunos do Ensino Médio de uma escola pública de São Luis/MA.  Para coleta de dados foram utilizados questionários, respondidos pelos participantes após vivencias com a construção de mapas em sala de aula. Os dados foram analisados segundo o referencial da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os alunos compreenderam as finalidades dos mapas como recursos de apoio a aprendizagem. Alguns apresentaram dificuldades na construção de Mapas Conceituais, devido a necessidade de seguir as regras de elaboração pela falta de prática. Na percepção deles, a utilização dos Mapas Mentais ajuda na organização das ideias e, de forma geral o processo de elaboração de mapas, sejam mentais ou conceituais podem facilitar o processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Ana Telma da Silva Miranda, Instituto Federal do Maranhão

Psicóloga, Mestra em Educação (PPGEEB) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Professora EBTT do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (GPECBio) da UFMA e também do Grupo de Pesquisa em Educação Científica, Matemática e Educação Especial do IFMA.

Mariana Guelero do Valle, Universidade Federal do Maranhão

Doutora e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FE/USP). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (GPECBio).

Downloads

Publicado

2022-11-08

Edição

Seção

Artigos