Em defesa do tempo-presença
a atividade docente frente ao desafio de sustentar a atenção em ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12016Abstract
O artigo busca discutir o sentido da escola frente ao desafio de assegurar a crítica ao domínio utilitário dos saberes e reafirmar a atenção à pluralidade. Com o objetivo de compor o debate acerca da condição atencional no contexto contemporâneo, investiga formas de apropriação das temporalidades na escola, vinculando a hipótese do tempo-presença como balizador filosófico da atividade docente e elemento estruturador da experiência escolar. Assinala a perspectiva ontológica comum às tradições indígenas como orientação ético-política da atividade docente, em atenção à dignidade dos seres e às múltiplas formas de vida. Reiterando o valor crítico e propositivo do tempo-presença, defende a indissociação entre a atenção e o estudo com vistas à pluralidade como fundamental à experiência escolar. Conclui com a pergunta por temporalidades insurgentes suficientes a criar condições à composição de um projeto de educação mais amplo que o aparelhamento produtivista egocentrado
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