Docência e inclusão na perspectiva da decolonialidade:
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12311Abstract
Ancorado nos Estudos Decoloniais, este artigo traz um relato de experiência que tem por objetivo refletir acerca da inclusão escolar de um estudante com deficiência visual, a partir do resgate de memórias afetivas docentes, são descritas experiências significativas com o estudante de sete anos de idade, e aproximadas à literatura. A metodologia de abordagem qualitativa do tipo descritiva, possibilitou analisar como as interações entre os sujeitos envolvidos desafiaram os estereótipos historicamente construídos sobre o corpo deficiente. Os resultados apontam que essas experiências representam marcos importantes na trajetória de vida, tanto do estudante, quanto dos demais atores escolares, destacando o potencial transformador das práticas inclusivas. Ainda assim, a inclusão de estudantes com deficiência permanece um desafio complexo, reforçando a urgência de ampliar o debate acadêmico e as práticas educativas nessa área. Este estudo reafirma a escola como um espaço central de transformação social e de ressignificação das relações humanas, em que a diferença é acolhida como potência e não como barreira.
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