Planejamento e política de acervos digitais: desafios e possibilidades

Autores

  • Ana Celina Figueira da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i42.10056

Palavras-chave:

Política nacional de museus, plano nacional setorial de museus, Tainacan, gestão de acervos museológicos, coleções universitárias

Resumo

O artigo apresenta a experiência de organização e publicização, através da plataforma Tainacan, de duas coleções universitárias pertencentes à Universidade Federal do Rio Grande do Sul: o Acervo do Laboratório do Ensino de Física e das coleções da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes. A partir deste relato é realizada uma reflexão sobre a necessidade de atualização da Política Nacional de Museus visando a implementação da publicização dos acervos culturais, principalmente os de caráter museológico na web. Considera a necessidade de disponibilização dos acervos na internet como forma de ampliar o direito constitucional do acesso ao patrimônio cultural pelo cidadão. Demonstra que essa questão já estava colocada no Plano Nacional de Museus em 2003 e no Plano Setorial de Museus de 2010, com discussão posterior sobre a necessidade de disponibilizar os acervos na rede e em rede, facilitando a recuperação da informação pelo público. Indica a necessidade de adoção de padrões de metadados para a descrição dos itens das coleções e de uma curadoria de preservação digital, com modelos, normas e diretrizes.

Biografia do Autor

Ana Celina Figueira da Silva, UFRGS

Doutora em História, graduada em História e Museologia. Professora do curso de graduação em Museologia no Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMusPa) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Edição

Seção

Dossiê