Reflexões e contribuições ao processo de financiamento e fomento a museus

Autores

  • Telma de Araújo Mendes Universidade Federal do Delta do Parnapiba
  • Josenildo de Souza e Silva Universidade Federal do Delta do Parnaíba

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.vi46.10354

Palavras-chave:

Museus Comunitários, Planejamento, Gestão, Fomento.

Resumo

Os museus enfrentam dificuldades para garantir a sustentabilidade econômico-financeira e a construção de projetos técnicos empreendedores. A construção de mecanismos de relacionamentos entre fomentadores e demandantes tem apresentado saídas para captação sistemática de investimentos. Este trabalho teve como questão norteadora os caminhos para a mobilização de recursos a partir da estruturação do Programa de Financiamento e Fomento, parte integrante do Plano Museológico. Este artigo tem por objetivo apresentar um recorte de estudo sobre os possíveis caminhos para o desenvolvimento de recursos das unidades museais, em particular os museus comunitários, ecomuseus e museus de território. Deste modo, adotou-se a investigação qualitativa, exploratória, bibliográfica e algumas abordagens da pesquisa ação participante. O resultado apresenta um programa composto por cinco metas, onze estratégias e dezenove ações fundamentadas em metodologias de diagnóstico por meio da matriz Swot, de planejamento com 5W2H e de gestão estratégica através do Balanced Scorecard (BSC), como meio de organizar uma estratégia de projeto para atrair investimentos a museus e apoiar a sobrevivência do Museu da Vila em Luís Correia, Piauí, Brasil.

Biografia do Autor

Telma de Araújo Mendes, Universidade Federal do Delta do Parnapiba

Formada em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Especialista em Gestão Cultural. Experiência na área cultural desde 1990, como atriz, produtora e gestora cultural, assessoria, relatoria técnica, elaboração e acompanhamento de projetos culturais. Além de educadora, atuou como Coordenadora Sócio-Cultural do SESC Sobral - Ceará de 1997 a 2001; Gerente Operacional da Unidade de 2001 a 2003; Coordenadora de Turismo da Secretaria do Desenvolvimento da Cultura e do Turismo da Prefeitura de Sobral nos exercícios 2003 e 2004; Coordenadora de Ação Cultural da mesma Secretaria no período de 2005 a 2012;  Direção Artística do Instituto Ecoa - Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes de Sobral de 2012 a 2016;  Assessora Técnica em captação de recursos e Relatorias de 2017 a 2020.  Atualmente é mestranda em Artes, Patrimonio e Museologia na Universidade Federal do Piauí/Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Josenildo de Souza e Silva, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1993); graduado em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995); com especialização em ecologia pela USP; Mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002). Estudos de Doctorado en Agroecología, Sociología, Y Desarrollo Rural Sosteníble de la Universidad de Córdoba - España (2005/2008); Doutor em Administración y gestión de los recursos aquícolas y pesqueros, pela Facultad de Economía de la Universidad Nacional de Missiones (UNAM) AR e Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2015); Pós Doutor em Bioeconomia de la producción Acuícola pela Universidad Marista de Mérida/México (2018). Tem experiência em: Gestão de Unidades Aquícolas; economia aquícola e pesqueira; extensão rural/pesqueira; educação do campo; pesquisa participativa; e captação de recursos e gestão de projetos/programas. Atua principalmente nos seguintes temas: aquicultura de base ecológica; agroecologia; aquicultura em sistema de circulação de água (RAS); propagação de peixes nativos e tropicais; tecnologias socioambientais; metodologias participativas; quintais agroecológicos; economia rural/pesqueira; elaboração de projetos, captação de recursos e gestão do patrimônio humano; pesca artesanal; e modelos de administração e mecanismos de gestão aquícola e dos recursos pesqueiros. Atualmente está como Coordenador do Programa de Pós Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia; e Coordenador da Estação de Aquicultura da UFDPAr.

Downloads

Publicado

27-03-2026

Edição

Seção

Artigos / Ensaios