Terreiro Dois Irmão como um espaço museal da cidade de Belém (PA

Autores

  • Diogo Jorge de Melo Universidade Federal do Pará
  • Marcelo Coelho Campos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.vi44.10574

Palavras-chave:

Museu, Museologia, Amazônia, Religião Afrodiaspórica

Resumo

O artigo se propõe a discutir o Terreiro Dois Irmãos como um espaço museal da cidade de Belém. Compondo um exercício epistêmico que busca compreender os terreiros como agentes ativos da restituição das culturas afrodiaspóricas, preservando suas memórias e cunhando identidades. Para isso apresenta uma discussão sobre processos de patrimonialização e musealização de terreiros, elucidando que essa compreensão vai para além destes processos. Defendendo que o cerne desse processo museal encontra-se na sociabilidade e vitalidade culturais, que se estabelecem por seus processos de existência, resistência e vigência. Aspecto em que destaca a conceituação de fratrimônio, que conduz conceitualmente a descrição do espaço físico do Terreiro Dois Irmãos e suas relações simbólicas.

Biografia do Autor

Diogo Jorge de Melo, Universidade Federal do Pará

Professor da Universidade Federal do Pará, lotado no Instituto de Ciências da Arte, Faculdade de Artes Visuais, Curso de Museologia. Mebro efetivo do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e mebro do Conselho do ICOM-BR. Doutor em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Mestre em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduado em Museologia pela UNIRIO e em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário da Cidade.

Marcelo Coelho Campos, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Ciências da Religião pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) e graduando em Museologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista PIBIC PROPESP-UFPA.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Edição

Seção

Artigos / Ensaios