Agregador de Repositórios Científicos em Artes - coleta de dados e interoperabilidade entre repositórios

Autores

  • Dalton Lopes Martins
  • Érika Demachki Universidade de Brasilia - UnB
  • Luis Felipe Rosa de Oliveira Universidade de Brasilia - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.vi43.11090

Resumo

O projeto de pesquisa de implementação da Biblioteca Digital Científica de Artes, realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), objetiva implementar um acervo digital de publicações científicas na área de artes no Brasil, e é uma iniciativa importante no contexto da recuperação de publicações científicas desta temática, que é parte do contexto da cultura nacional. O objetivo deste trabalho foi descrever as etapas iniciais de implementação deste projeto de pesquisa, como a definição dos critérios de seleção dos acervos digitais, que serão a fonte de informação científica da área de artes, além de descrever quais os resultados encontrados ao recuperar os acervos digitais encontrados através dos critérios de seleção. Como metodologia, é utilizada uma abordagem quantitativa descritiva com definição dos critérios de seleção das fontes de informação, diagnóstico das fontes de informação disponíveis para coleta, e análise dos produtos científicos obtidos das fontes de informação. Os resultados apontam para um contexto de mais de 60% dos acervos digitais disponíveis com condições de interoperabilidade através do protocolo OAI-PMH.

Biografia do Autor

Dalton Lopes Martins

Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP. Coordena o projeto de pesquisa Tainacan - software livre para a construção social de repositórios digitais. Professor no curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação PGGCinf da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB). 

Érika Demachki, Universidade de Brasilia - UnB

Mestranda em Ciência da Informação (FCI-UnB). Bacharel em Ciência da Computação (INF-UFG) e especialista em Gestão e Avaliação da Informação (UFG). Atualmente é servidora efetiva assistente em administração na Universidade Federal de Goiás e membro da equipe administradora do Portal de Periódicos da UFG. Atua principalmente nos seguintes temas: altmetria, indicadores de produção científica, comunicação científica, editoração científica, ciência de dados, ciência da informação.

Luis Felipe Rosa de Oliveira, Universidade de Brasilia - UnB

Doutor em Ciência da Informação (FCI-UnB), Mestre em Comunicação Social (FIC-UFG), Bacharel em Gestão da Informação (FIC-UFG). Bolsista CAPES. Pesquisador do projeto Tainacan. Realizando pesquisa na área de web semântica e enriquecimento de dados, utilizando a linguagem de programação Python e outras ferramentas de análise para pesquisa em Humanidades Digitais.

Downloads

Publicado

2023-08-17

Edição

Seção

Dossiê