Apresentação

Autores

  • Cláudio de Sá Machado Júnior
  • Miriam de Souza Rossini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Newton Pinto da Silva TVE

DOI:

https://doi.org/10.18316/1299

Palavras-chave:

História, Cultura, Imagens técnicas

Resumo

É com grande satisfação que apresentamos o dossiê História, cultura e imagenstécnicas, que compõe a presente edição da Mouseion, revista do Museu e Arquivo HistóricoLa Salle. Para isso contamos com a valiosa contribuição de colegas especialistas no tema,sejam recém egressos da pós-graduação, sejam renomados pesquisadores, com experiência deorientação stricto sensu e ampla produção acadêmica na área.

Biografia do Autor

Cláudio de Sá Machado Júnior

Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em História do Brasil pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA). Licenciado em História pela UNISINOS. Editor Adjunto do periódico Educar em Revista (UFPR), publicação Qualis A1 na área de Educação. Tesoureiro da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS) e coordenador do Grupo de Trabalho em História Cultural - Seção Rio Grande do Sul (GTHC-RS), sendo estas atividades voluntárias. Docente com experiência na Educação Básica (Fundamental e Médio) e Ensino Superior (extensão, graduação e pós-graduação), tanto presencial quanto a distância. Autor dos livros "Imagens da sociedade porto-alegrense" (Oikos, 2009) e "Fotografias e códigos culturais" (Evangraf, 2012), e organizador do livro "Políticas públicas e patrimônio cultural" (UFPel, 2012).

Miriam de Souza Rossini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), e Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Possui Mestrado em Artes - Cinema pela Universidade de São Paulo (1994), e Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Fez Doutorado Sanduíche na França, junto à École des Hautes Études en Sciences Sociales (1999). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, junto ao Departamento de Comunicação, e atual Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS (gestão 2013-2014). Suas pesquisas envolvem principalmente os seguintes temas: cinema brasileiro, cinema e história, comunicação e imagem, estudos culturais, história cultural, mercado audiovisual brasileiro

Newton Pinto da Silva, TVE

Mestre em Artes Cênicas. Jornalista da TVE/RS newtonsilva@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2013-09-03

Edição

Seção

Apresentação / Editorial