O processo de modernização do teatro brasileiro e as propostas artísticas de Luigi Pirandello: intercâmbios entre Brasil e Itália

Autores

  • Rodrigo de Freitas Costa Universidade federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG

DOI:

https://doi.org/10.18316/1343

Palavras-chave:

Luigi Pirandello, Modernização, Recepção

Resumo

Este artigo tem por pressuposto apontar alguns questionamentos sobre o processo de recepção do dramaturgo italiano Luigi Pirandello no Brasil. Para tanto, focamos o período das primeiras encenações profissionais de textos do dramaturgo no Brasil, buscando refletir sobre a forma como foram construídas as primeiras interpretações sobre Pirandello entre nós. Nesse contexto, destacam-se no meio acadêmico e artístico as discussões em torno da modernização das artes brasileiras. No caso do teatro, essa ação toma proporções nada desprezíveis e que influenciam fortemente a leitura e encenação de dramaturgos estrangeiros, entre eles Pirandello. À luz dessas questões, buscamos refletir sobre as convergências entre os teatros brasileiro e italiano.

Biografia do Autor

Rodrigo de Freitas Costa, Universidade federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG

Professor Adjunto do curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - Uberaba-MG), Doutor em História pela Universidade Federal de Uberândia (2012), Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e graduado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: bertolt brecht, história, fernando peixoto, brasil década de 1970 e teatro.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Edição

Seção

Dossiê