Cultura, burocracia e informação: O Acervo Administrativo da Secretaria da Cultura como fonte para a história das políticas culturais do Rio Grande do Sul

Autores

  • Alexandre Veiga Casa de Cultura Mario Quintana

DOI:

https://doi.org/10.18316/1347

Palavras-chave:

Acervo documental da cultura, Burocracia e cultura, Políticas culturais

Resumo

O acesso às fontes documentais, no campo da gestão cultural, é bastante restrito, pois como não há uma política de uso de documentos de arquivo seja para a prática administrativa, seja para a pesquisa acadêmica, não se estabelecem diretrizes e procedimentos de organização desses registros. Isso porque há uma ideia de que burocracia e cultura se antagonizam, havendo restrições em seu relacionamento, colaborando para impor uma desconsideração com os documentos elaborados pelas ações de gestão cultural. Para superar essa dificuldade, está sendo qualificado o Núcleo de Memória e Pesquisa da Casa de Cultura Mario Quintana, que pretende organizar os documentos administrativos em geral e dos projetos culturais em particular, produzidos ou recebidos pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC) e pela própria Casa de Cultura, permitindo assim propiciar o acesso a esses documentos e efetivar pesquisas sobre as políticas públicas de cultura implementadas por essas instituições ao longo dos anos. Este artigo pretende apresentar o projeto, relacionando-o com o percurso histórico da SEDAC e as características da documentação que está sendo organizada, relatando as circunstâncias gerais da produção desses documentos, a legislação relacionada ao assunto, analisando trabalhos que foram desenvolvidos a partir dessa temática e os procedimentos a serem adotados no projeto, para sua conclusão.

Biografia do Autor

Alexandre Veiga, Casa de Cultura Mario Quintana

Historiador, arquivista e Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Arquivista do Governo do Estado do Rio GRande do Sul, lotado na Secretaria de Estado da Cultura, atuando na Casa de Cultura Mario Quintana.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Edição

Seção

Artigos / Ensaios