A construção de memória simbólico-religiosa e Lassalista a partir dos vitrais da Capela São José, em Canoas/RS

Autores

  • Zenilde Sganzerla Centro Universitário La Salle
  • Lucas Graeff Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas, RS
  • Cleusa Maria Gomes Graebin Centro Universitário La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18316/1542

Palavras-chave:

Memória social, Simbolismo religioso, Tradição lassalista

Resumo

O artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que analisou os conteúdos iconográficos e iconológicos dos trinta e três vitrais da Capela São José, em Canoas/RS. Demonstra-se as íntimas relações entre o simbolismo e a memória lassalista, a partir de considerações teóricas sobre simbolismo e memória social. O método de pesquisa foi qualitativo, reunindo fontes primárias e secundárias como manuscritos, fotos, iconografias, boletins, informativos, memorandos localizados no Museu e Arquivo Histórico La Salle (Unilasalle Canoas), além de entrevistas com Irmãos Lassalistas. A interpretação dos significados simbólicos dos vitrais realizou-se segundo os três níveis de análise iconográfica e iconológica propostos por Erwin Panofsky. Os seis vitrais descritos neste trabalho representam a materialização das lembranças coletivas e espirituais da tradição lassalista. Neste sentido, reconstruir o significado simbólico dos vitrais da capela São José é confirmá-la como espaço de memória simbólico-religiosa e de identidade lassalista.

Biografia do Autor

Zenilde Sganzerla, Centro Universitário La Salle

Mestre em Memória Social e Bens Culturais pelo Centro Universitário La Salle (Av. Victor Barreto, 2288, Centro, Canoas/RS. 92200-000). Coordenadora do Setor de Extensão do Centro Universitário La Salle.

Lucas Graeff, Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas, RS

Doutor em Etnologia e Sociologia Comparada pela Universidade de Paris 5 – Sorbonne. Coordenador Adjunto e professor do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais e professor do Curso de História do Centro Universitário Unilasalle (Av. Victor Barreto, 2288, Centro, Canoas/RS. 92200-000). Membro do Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade. Representante do segmento Universidades no Conselho Municipal de Cultura de Canoas/RS

Downloads

Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Dossiê