Formação do profissional de história na contemporaneidade

Autores

  • Margarida Maria Dias de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Itamar Freitas

DOI:

https://doi.org/10.18316/1835

Palavras-chave:

Identidade, Formação do profissional de História, Atuação profissional, Museus, Arquivos, Mídias

Resumo

Este texto tem por objetivo discutir a identidade do historiador, os lugares de atuação do formador e a relação entre esses lugares de atuação e os desenhos dos cursos superiores de História no Brasil. Para tanto, buscamos na bibliografia especializada as diretrizes sobre o que forma o profissional de história, analisamos vinte e dois currículos de cursos de graduação em história no que diz respeito ao perfil delineado para este profissional a partir das composições das disciplinas e discutimos os vários campos de atuação do profissional de História sistematizando uma discussão antiga, porém pouco pormenorizada sobre quais as atividades a serem desenvolvidas por estes profissionais em arquivos, museus, memoriais e, mais recentemente, em assessorias às mídias de todos os tipos.

Biografia do Autor

Margarida Maria Dias de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Tem experiência na área de História, com ênfase em Metodologia do Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, livros didáticos de História, formação de professores, historiografia, memória e patrimônio cultural (histórico). Atualmente é professora Associada I do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2014-12-23

Edição

Seção

Artigos / Ensaios