O conflito da Nicarágua em 1979 em Veja: O trabalho do fotógrafo e as decisões editoriais
DOI:
https://doi.org/10.18316/1981-7207.15.3Palavras-chave:
Fotojornalismo, História da Imprensa, Cultura VisualResumo
O presente texto busca apresentar como Veja diagramou e apresentou ao leitor as fotografias de Pedro Martinelli, enquanto cobria os conflitos da guerra civil na Nicarágua em 1979. A partir de uma pesquisa que utiliza a fonte oral e visual, procuro perceber como a editoria de fotografia trabalhou com a produção fotográfica sobre os conflitos no país da América Central. As fotografias de Martinelli, em conjunto com o trabalho de editor de fotografia de Sergio Sade, compõem um quadro sobre o fotojornalismo de Veja nesta reportagem. Compreender, a partir de Vilches (1997) e Meneses (2004), como as fotografias foram apresentadas ao leitor é um dos objetivos deste texto. Quais fotografias dialogam com o trabalho de Martinelli em outros periódicos, como Newsweek neste mesmo período? Estas e outras questões referentes ao contexto do fotojornalismo nos anos 1970, serão dissertadas neste artigo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O Periódico Mouseion, Revista Eletrônica do Museu e Arquivo Histórico La Salle em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.