O conflito da Nicarágua em 1979 em Veja: O trabalho do fotógrafo e as decisões editoriais

Caio de Carvalho Proença

Resumo


O presente texto busca apresentar como Veja diagramou e apresentou ao leitor as fotografias de Pedro Martinelli, enquanto cobria os conflitos da guerra civil na Nicarágua em 1979. A partir de uma pesquisa que utiliza a fonte oral e visual, procuro perceber como a editoria de fotografia trabalhou com a produção fotográfica sobre os conflitos no país da América Central. As fotografias de Martinelli, em conjunto com o trabalho de editor de fotografia de Sergio Sade, compõem um quadro sobre o fotojornalismo de Veja nesta reportagem. Compreender, a partir de Vilches (1997) e Meneses (2004), como as fotografias foram apresentadas ao leitor é um dos objetivos deste texto. Quais fotografias dialogam com o trabalho de Martinelli em outros periódicos, como Newsweek neste mesmo período? Estas e outras questões referentes ao contexto do fotojornalismo nos anos 1970, serão dissertadas neste artigo.

 


Palavras-chave


Fotojornalismo; História da Imprensa; Cultura Visual.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/1981-7207.15.3

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1981-7207

Universidade La Salle - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000