O conflito da Nicarágua em 1979 em Veja: O trabalho do fotógrafo e as decisões editoriais

Autores

  • Caio de Carvalho Proença Programa de Pós-Graduação em História, PUCRS. Mestrando em História.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-7207.15.3

Palavras-chave:

Fotojornalismo, História da Imprensa, Cultura Visual

Resumo

O presente texto busca apresentar como Veja diagramou e apresentou ao leitor as fotografias de Pedro Martinelli, enquanto cobria os conflitos da guerra civil na Nicarágua em 1979. A partir de uma pesquisa que utiliza a fonte oral e visual, procuro perceber como a editoria de fotografia trabalhou com a produção fotográfica sobre os conflitos no país da América Central. As fotografias de Martinelli, em conjunto com o trabalho de editor de fotografia de Sergio Sade, compõem um quadro sobre o fotojornalismo de Veja nesta reportagem. Compreender, a partir de Vilches (1997) e Meneses (2004), como as fotografias foram apresentadas ao leitor é um dos objetivos deste texto. Quais fotografias dialogam com o trabalho de Martinelli em outros periódicos, como Newsweek neste mesmo período? Estas e outras questões referentes ao contexto do fotojornalismo nos anos 1970, serão dissertadas neste artigo.

 

Biografia do Autor

Caio de Carvalho Proença, Programa de Pós-Graduação em História, PUCRS. Mestrando em História.

Graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela FFCH/PUCRS. Mestrando em História (CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em História. Desenvolve pesquisa na área da Cultura Visual, História da Imprensa e do Fotojornalismo no Brasil dos anos 1970-1980.

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Publicado

2015-08-24

Edição

Seção

Dossiê