Sentidos da morte em gravuras de Philipp Sadeler, séculos XVI-XVII

Autores

  • Mauro Dillmann Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-7207.15.7

Palavras-chave:

Morte, Gravuras, Imagem, Emblemas, Jesuíta

Resumo

Este texto analisa três imagens que evidenciam e expressam determinado sentido da morte no século XVII europeu. Trata-se de gravuras do flamengo Philipp Sadeler (1550-1600), que ajudaram a ilustrar a obra “Reverendi Patris Hieremiae Drexelii, opera omnia”, publicada em latim, na Alemanha, em 1680, e escrita pelo jesuíta alemão Jeremias Drexel (1581-1638). Busca-se analisar as funções simbólicas e significados possíveis atribuídos a estas imagens pelos grupos cristãos-católicos europeus do período, de modo a compreender como os sujeitos pensavam ou imaginavam a morte.

Biografia do Autor

Mauro Dillmann, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em História, UNISINOS-RS.

Professor Instituto de Ciências Humanas e da Informação e do Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

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Publicado

2015-12-23

Edição

Seção

Dossiê