“Ir onde o público está”: Contextos e experiências de museus itinerantes

Autores

  • Ozias de Jesus Soares Museu da Vida/COC/FIOCRUZ, Museu da Vida/COC/FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-7207.16.33

Palavras-chave:

Ciência, Museus Itinerantes, Divulgação Científica, Popularização da Ciência

Resumo

Os museus emergiram como instituições privilegiadas na divulgação e popularização da ciência. O traçado histórico demonstra as transformações em número e em conteúdos desses espaços, associado ao permanente desafio da universalização do acesso na direção das demandas do público. Os museus e centros de ciência itinerantes, destacados no estudo, multiplicaram-se, a partir de relações orgânicas com um movimento mais amplo, ancoradas em uma sociabilidade calcada na ideia da ciência como progresso e desenvolvimento.

Biografia do Autor

Ozias de Jesus Soares, Museu da Vida/COC/FIOCRUZ, Museu da Vida/COC/FIOCRUZ

Doutor em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ). Mestre em Educação (UFF), Especialista em Formação de Educadores de Jovens e Adultos Trabalhadores (UFF); Pedagogo (UERJ). Coordenou o Centro Supletivo de Ensino Fundamental e Médio da UERJ (2001/2002); Foi professor da Faculdade de Educação/UERJ entre os anos de 2004 e 2014, atuando no Departamento de Educação Inclusiva e Continuada e, na mesma Faculdade, através do Consórcio Cederj, nas áreas de Didática e Pesquisa em Educação e Construção do Projeto Político Pedagógico; Atuou como Educador nos Museus Castro Maya, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC) entre os anos de 2006 e 2014; Atua no Curso de Pós-graduação Lato sensu em Educação Museal (Convênio IBRAM/FAETEC/ISERJ); Integra a equipe de Coordenação da construção da Política Nacional de Educação Museal (PNEM); membro da Rede de Educadores de Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro, desde 2006; Atualmente é Assistente de Pesquisa no Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus (NEPAM), do Museu da Vida/COC/Fiocruz. Tem experiência na área de Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Educação Museal. Os temas de maior interesse e atuação são: Educação não-formal (Museu e Educação, Pesquisas de Público, Avaliação em Museus, movimentos sociais e instituições); relação trabalho e educação (educação de trabalhadores jovens e adultos, políticas públicas e desigualdades sociais); didática e pesquisa em educação.

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Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

Artigos / Ensaios