Comunicação museológica: as raízes do distanciamento entre museu e sociedade

Autores

  • Diego Lemos Ribeiro Universidade Federal de Pelotas
  • José Paulo Siefert Brahm Universidade Federal de Pelotas
  • Davi Kiermes Tavares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-7207.16.34

Palavras-chave:

Museus, Comunicação, Exposições, Identidades

Resumo

O presente artigo tem como objetivo sinalizar os principais marcos teóricos da área de comunicação, com vistas a compreender algumas das raízes históricas do patente afastamento entre museu e sociedade. Para este fim, traçou-se um breve histórico das instituições museológicas, para analisar os principais vetores que orientam as relações comunicativas entre museu e sociedade ao longo do tempo. Igualmente, buscou-se, por intermédio do referencial teórico compilado, arrazoar alguns caminhos possíveis para encurtar a distância entre esses dois universos.

Biografia do Autor

Diego Lemos Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Museólogo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense e doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (MAE-USP). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Atua na área de instituições de memória e gestão de acervos.

José Paulo Siefert Brahm, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestrando do Curso de Memória Social e Patrimônio Cultural vinculado a mesma Universidade. Atua na área de instituições de memória e gestão de acervos.

Davi Kiermes Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrando do Curso de Memória Social e Patrimônio Cultural do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural vinculado à UFPel.

Professor Auxiliar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus da cidade de Eunápolis. Atua na área de Sociologia.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

Artigos / Ensaios