Narrativa autobiográfica e cidade: Práticas de escrita e performances da memória na obra de Tatiana Belinky (São Paulo/Rio de Janeiro, anos 1930)

Autores

  • Cláudio de Sá Machado Júnior
  • Simone Luciano Vargas

DOI:

https://doi.org/10.18316/2113

Palavras-chave:

Autobiografia, Tatiana Belinky, São Paulo, Sensibilidade, Memória

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão sobre as representações contidas na narrativa autobiográfica da escritora russa Tatiana Belinky, tratando especificamente sobre as práticas de escrita e as performances da memória que tecem suas experiências sociais na São Paulo e no Rio de Janeiro da década de 1930, registradas no livro Transplante de Menina. É justamente nesta ideia de “transplante” que o referido livro caracteriza-se como uma experiência de deslocamento e de adaptação social infanto-juvenil, tendo a cidade como espaço privilegiado dos conflitos, das negociações e, de destacada importância, da constituição de memórias.

Biografia do Autor

Cláudio de Sá Machado Júnior

Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em História do Brasil pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA). Licenciado em História pela UNISINOS. Editor Adjunto do periódico Educar em Revista (UFPR), publicação Qualis A1 na área de Educação. Tesoureiro da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS) e coordenador do Grupo de Trabalho em História Cultural - Seção Rio Grande do Sul (GTHC-RS), sendo estas atividades voluntárias. Docente com experiência na Educação Básica (Fundamental e Médio) e Ensino Superior (extensão, graduação e pós-graduação), tanto presencial quanto a distância. Autor dos livros "Imagens da sociedade porto-alegrense" (Oikos, 2009) e "Fotografias e códigos culturais" (Evangraf, 2012), e organizador do livro "Políticas públicas e patrimônio cultural" (UFPel, 2012).

Simone Luciano Vargas

Mestranda em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Estudos Linguísticos do Texto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Letras - Português e Literaturas pela Faculdade Porto-Alegrense (2003). Tem experiência nas áreas de literatura, estratégias de leitura, formação de leitores e revisão textual.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Edição

Seção

Dossiê