O território marcado por monumentos hidráulicos: um estudo sobre os antigos chafarizes de Jundiaí [SP]

Autores

  • Luci Merhy Martins Braga Universidade Estadual de Campinas
  • André Munhoz de Argollo Ferrão Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.18316/236

Palavras-chave:

Patrimônio, Paisagem Cultural, Chafariz, Recursos Hídricos

Resumo

Através do estudo sobre os monumentos hidráulicos é possível obter informações e estabelecer associações pertinentes a fim de se compreender as transformações do espaço, relacionando ações de política patrimonial, ciência e tecnologia. Este trabalho pretende examinar a interface do ambiente construído e sua importância simbólico-cultural como marca da trajetória urbana da Paisagem Cultural do Município de Jundiaí [São Paulo]. Para isso, buscou-se compreender a trajetória de alguns dos principais chafarizes da cidade de Jundiaí que desapareceram após terem perdido sua função precípua, enfocando um estudo de caso significativo sobre a questão.

Biografia do Autor

Luci Merhy Martins Braga, Universidade Estadual de Campinas

Engenheira Sanitarista, Mestre em Engenharia Civil, Doutoranda em Engenharia Civil/Unicamp e Pesquisadora do Labore – Laboratório de Empreendimentos – Departamento de Recursos Hídricos / Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo / UNICAMP. Campinas, [São Paulo], Brasil.

André Munhoz de Argollo Ferrão, Universidade Estadual de Campinas

Engenheiro Civil, Arquiteto e Urbanista, Doutor em Arquitetura e Urbanismo, Professor Livre-Docente da FEC / UNICAMP. Coordenador do Labore – Laboratório de Empreendimentos – Departamento de Recursos Hídricos / Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo / UNICAMP. Campinas, [São Paulo], Brasil.

Downloads

Publicado

2012-04-27

Edição

Seção

Artigos / Ensaios