O uso do método da valoração contingente para uma cesta de bens culturais no município de Canos, Rio Grande do Sul.

Judite Sanson de Bem, Nelci Maria Richter Giacomini

Resumo


Fundamentando-se nos conceitos de teoria econômica, com base no método da avaliação contingente, este artigo apresenta resultados de um projeto que avaliou e quantificou o valor que 237 agentes econômicos do município de Canoas/RS – população público-alvo – atribuem ou estão dispostos a pagar por bens culturais, públicos ou quase públicos. O método utiliza-se de pesquisa direta aos consumidores e ou usuários, para montar uma escala de valores monetários ($) para quantificar a importância/valor que os mesmos se predispõem a pagar. Concluiu-se que os canoenses demandam uma cesta de bens culturais concentrados, basicamente, em poucos bens culturais, sobretudo em outras saídas, como bares e boates, Internet, TV a cabo, livros, didáticos e cinema. No entanto estão dispostos a aumentar a demanda apenas nos bens de menor preço como outras saídas, Internet, livros, entre outros além de demonstrar que a disposição a pagar aumenta até determinada renda, o que corrobora com a afirmação da teoria econômica que a partir de determinado nível de consumo o indivíduo está satisfeito e reduz sua utilidade marginal na aquisição do produto.

Palavras-chave: Economia da Cultura; Brasil; Canoas; Método da Valoração Contingente.

The use of contingent valuation method on a basket of cultural goods in the city of Canoas, Rio Grande do Sul

Abstract

Basing on the concepts of economic theory, based on the contingent valuation method, this article presents the results of a research project on the evaluation and quantification of how 237 economic agents – the public audience – give or are willing to pay for cultural goods, public or quasi-public. The method is used to direct consumers to search and or users, to assemble a range of monetary values ($) to quantify the importance and value that they are willing to pay. It was concluded that canoenses require a basket of cultural concentrated primarily in a few cultural assets, especially in other outlets such as bars and nightclubs, Internet, cable TV, books, textbooks and movies. However they are willing to increase demand for goods only at lower prices as other outlets, Internet, books, and others besides demonstrating that the willingness to pay increases until a certain income, which corroborates the statement of economic theory that from certain level of consumption the individual is satisfied and reduces their marginal utility in the purchase.

Keywords: Economy of Culture; Brazil; Canoas; Method of Contingent

Palavras-chave


Economia da Cultura; Brasil; Canoas; Método da Valoração Contingente

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/238

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ISSN: 1981-7207

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