Audiovisual como produto cultural: comunicação de pesquisa da disciplina de seminário das indústrias criativas
DOI:
https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i26.3324Palavras-chave:
Seminário das Indústrias Criativas, Audiovisual, Documentário, CulturaResumo
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem, mediante uma metodologia ativa de uma comunidade acadêmica. A disciplina do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais, intitulada Seminário de Indústrias Criativas oportunizou aos alunos mestrandos de 2015, a pesquisa e o desenvolvimento de um filme tipo documentário sobre dois ex-governadores do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo geral da atividade era refletir sobre as diferentes gestões governamentais de cultura no Estado do RGS trabalhando através da imagem e som. Mediante a identificação das diferenças de políticas públicas os alunos procuraram, através de um roteiro dirigido, entrevistar os ex-governadores de forma a contextualizar o período e os projetos de cada governo. Metodologicamente as etapas de pesquisa de campo foram exploratórias com entrevistas e filmagens. Foi possível durante as orientações identificar que os resultados dessas atividades de pesquisa oportunizaram uma reflexão sobre as potencialidades culturais.
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