Princípios da liderança jesuítica na formação de líderes: reflexões sobre a história do (per)curso de graduação em Administração – gestão para inovação e liderança (UNISINOS)

Autores

  • Janaina Pimenta Lemos Becker Unisinos
  • Patrícia Martins Fagundes Cabral

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i28.4078

Palavras-chave:

Liderança, Formação de Líderes, Valores da Liderança Jesuítica, Impacto Social

Resumo

Este estudo discute a presença dos princípios da liderança jesuítica (autoconsciência, inventividade, amor e heroísmo) na formação de líderes pelo curso de graduação em Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Os dados foram coletados através de entrevistas em profundidade, em agosto de 2014, com três egressos das primeiras turmas do curso (2003, 2004 e 2005). A temática-guia da entrevista foi o percurso da trajetória profissional após a realização do curso. Após a transcrição, os dados empíricos foram analisados, através da Análise de Conteúdo (Richardson, 2011), em relação aos princípios da liderança jesuítica. A análise sugere o alinhamento, expresso nas trajetórias dos entrevistados, entre a formação dos egressos do GIL e os princípios da liderança subjacentes à Companhia de Jesus. Os dados permitiram, ainda, uma reflexão crítica sobre os desafios (i) para formar egressos cuja atuação gere impacto social relevante (ii) bem como para gerir um curso diferenciado, o que contempla desde a formação e a gestão do corpo docente até os aspectos administrativos do curso. 

Biografia do Autor

Janaina Pimenta Lemos Becker, Unisinos

Doutora em Linguística Aplicada (UNISINOS). Coordenadora do Curso de Administração – Gestão para a Inovação e Liderança – Escola de Gestão e Negócios – UNISINOS.

Patrícia Martins Fagundes Cabral

Doutora em Psicologia (PUCRS). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios – Escola de Gestão e Negócios – UNISINOS.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Artigos / Ensaios