Compilado de documentos históricos: campanha civil contra o comunismo e o nazifascismo no arquivo de Orestes Augusto Alves, Curitiba (1941-1942)

Autores

  • Alexandra Ferreira Martins Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Paraná http://orcid.org/0000-0002-3942-8050
  • Rebeca Oliveira Araújo Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Alana Cristina do Carmo da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Leticia Gabardo Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Wilson Maske Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i29.4248

Palavras-chave:

Paraná, Nacionalismo, Nazismo, Arquivos Pessoais

Resumo

Este estudo procurou apresentar o compilado de documentos históricos, produzidos na cidade de Curitiba no período entre 1941 e 1942, intitulados campanha contra o nazismo. Como objetivos específicos, procurou-se apresentar Orestes Augusto Alves; descrever o que compõe esse compilado; contextualizar o momento histórico em que os documentos foram elaborados. Contou-se com os estudos de Bacellar (2015) para o tratamento dos arquivos. Foi possível perceber que Orestes e seu grupo estavam imbuídos do sentimento de nacionalismo promovido na Era Vargas, além disso, o grande número de imigrantes no sul do país e a repercussão da 2º Guerra Mundial reforçavam o medo da ameaça estrangeira.

Biografia do Autor

Alexandra Ferreira Martins Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Educação, linha de pesquisa História, Memória e Políticas da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Bolsista CAPES. Licenciada em História, Bacharel em Administração de Empresas, pela PUC/PR. Possui especialização em MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, (2004), concedida por meio do Instituto Superior de Administração e Economia Fundação Getúlio Vargas, FGV/ISAE.

Rebeca Oliveira Araújo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda de Licenciatura em História, PUCPR. Atualmente é pibidiano da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Professora Iara Bergmann(2010).

Alana Cristina do Carmo da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda de Licenciatura em História, PUCPR. Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Desembargador Cunha Pereira(2014).

Leticia Gabardo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda de Licenciatura em História, PUCPR. Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Emilio de Menezes(2007).

Wilson Maske, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. E-mail: wilson.maske@uol.com.br

Downloads

Publicado

2018-07-02

Edição

Seção

Documentos