Dos riscos ao patrimônio cultural em debate: o olhar da Sociologia Ambiental

Autores

  • Christiane Heloisa Kalb Departamento de Direito - CESUSC - Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - SC-401, n. 9301 - Santo Antonio de Lisboa, Florianópolis - SC, 88050-001, Brasil.
  • Mariluci Neis Carelli Universidade da Região de Joinville - docente desde 1989, atualmente, é professora titular nos cursos graduação e do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i30.4253

Palavras-chave:

Sociologia Ambiental, Meio Ambiente Urbano, Patrimônio Histórico-cultural, Riscos

Resumo

 No presente estudo, discutimos como o conhecimento científico vem se constituindo na Sociologia, principalmente por meio dos três principais vieses da Sociologia Ambiental: os realistas, os construtivistas e os realista-construtivistas, ou seja, com base na teoria da sociedade de risco. Este artigo abrange não o meio ambiente em seu sentido ecológico, comumente conhecido, mas o meio ambiente urbano, especificamente no que se refere ao patrimônio histórico-cultural das cidades. Objetivamos debater como a sociologia ambiental pode contribuir com reflexões sobre o patrimônio que vem sofrendo riscos na contemporaneidade. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, mediante a perspectiva interdisciplinar, aliando temas e conceitos da sociologia ambiental com a problemática do patrimônio.

Biografia do Autor

Christiane Heloisa Kalb, Departamento de Direito - CESUSC - Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - SC-401, n. 9301 - Santo Antonio de Lisboa, Florianópolis - SC, 88050-001, Brasil.

Departamento de Direito - CESUSC - Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina. Pós Doutoranda em Ciências Humanas - PPGICH, UFSC. Doutora em Ciências Humanas, PPGICH, UFSC, Florianópolis-SC. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade, Univille, Joinville-SC. Advogada atuante em SC. Bacharel em Direito.

Mariluci Neis Carelli, Universidade da Região de Joinville - docente desde 1989, atualmente, é professora titular nos cursos graduação e do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade

Graduada em Serviço Social (1985), mestre em Sociologia Política (1992) e Doutora em Engenharia da Produção (2004), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em gestão universitária, foi Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, coordenadora de pesquisa e coordenadora de extensão na Universidade da Região de Joinville. Nesta Universidade é docente desde 1989, atualmente, é professora titular nos cursos graduação e do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, realiza estudos na área de cultura e sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio ambiental cultural e paisagens culturais.

Endereço: Departamento Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, Univille - Campi Joinville. Endereço: Rua Paulo Malschitzki, 10. Bairro: Zona Industrial, Joinville SC

Downloads

Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

Artigos / Ensaios