Identidade feminina modelar em Os Dois Vizinhos, de Wilhelm Rotermund

Autores

  • Imgart Grützmann Universidade Federal de Pelotas/UFPel
  • Mateus Klumb Universidade Federal de Pelotas/UFPel

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i31.4991

Palavras-chave:

Wilhelm Rotermund, Kalender für die Deutschen in Brasilien, Religião evangélica e germanidade

Resumo

Dr. Wilhelm Rotermund, pastor evangélico, jornalista e livreiro em São Leopoldo/RS, também foi escritor, destacando-se no gênero conto. Suas produções literárias em língua alemã foram publicadas no Kalender für die Deutschen in Brasilien [Almanaque para os Alemães no Brasil], entre 1881e 1898, periódico esse editado anualmente, voltado à informação e à formação dos leitores. No presente artigo, objetiva-se analisar duas personagens femininas do conto Die beiden Nachbarn. Bilder aus der Kolonie [Os dois vizinhos. Cenas da colônia], de Rotermund, mobilizadas na mencionada narrativa com a finalidade de afirmar e difundir uma identidade feminina evangélica rural alemã. Essa análise baseia-se nas considerações de Tomaz Tadeu da Silva acerca da identidade e de Philippe Poutignat e de Jocelyne Sreiff-Fenart no que se refere à identidade étnica. 

 

Biografia do Autor

Imgart Grützmann, Universidade Federal de Pelotas/UFPel

Sou professora associada e professora do Centro de Letras e Comunicação da UFPel. Doutora em Letras pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS com estágio de doutoramento-sandwich na Johann Wolfgang Goethe - Universität Frankfurt am Main como bolsista do DAAD. Estágio pós-doutoral (2004-2006) junto ao Programa de Pós-Graduação em História da UNISINOS/RS; estágio pós-doutoral (2013-2014) junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. Coordenadora do projeto de pesquisa "História, cultura e identidade no  Kalender für die Deutschen in Brasilien (1881-1918; 1920-1941)".

Mateus Klumb, Universidade Federal de Pelotas/UFPel

Aluno da graduação da UFPel (8. semestre) do curso de Licenciatura Português-Alemão e orientando de iniciação científica. Atua no projeto de pesquisa "Históriaa, cultura e identidade no Kalender für die Deutschen in Brasilien (1881-1918; 1920-1941)" em andamento no Centro de Letras e Comunicação da UFPel, coordenado pela profa. Dra. Imgart Grützmann.

Downloads

Publicado

2019-02-25

Edição

Seção

Artigos / Ensaios