Museus e espaços de memória – representações do Brasil a partir da Guerra do Paraguai

Autores

  • Jaqueline de Jesus Hoiça Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i34.5827

Palavras-chave:

Guerra do Paraguai, Museus, Espaços de Memória, Representações Sociais

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar as análises e resultados obtidos a partir do desenvolvimento de duas pesquisas cujo objetivo em comum foi conhecer, a partir da temática da Guerra do Paraguai, como o Brasil e os brasileiros estão sendo representados em museus e espaços de memória no Paraguai e no Uruguai. A partir da perspectiva teórica de Serge Moscovici, da Teoria das Representações Sociais, foram analisadas as seguintes instituições escolhidas para os estudos: o Panteão Nacional dos Heróis e o Instituto de História e Museu Militar, localizados na cidade de Assunção, no Paraguai, e o Museu Histórico Nacional do Uruguai e o Museu Histórico Cabildo de Montevideo, ambos situados na capital uruguaia. A metodologia utilizada foi a de análise de conteúdo, tanto das exposições através de visitas de campo quanto das informações e dados coletados, aliados a uma revisão da literatura sobre o tema. Dos resultados encontrados, destaca-se no Paraguai uma representação social muito forte de valorização e enaltecimento dos heróis que lutaram e deram a vida pela pátria durante o conflito. Já no Uruguai, constatou-se que a Guerra é entendida como um episódio da história do país cuja representação social é marcada por certa negatividade e arrependimento pela participação no conflito. Em um paralelo comum, destaca-se em ambos os países uma culpabilização do Brasil pelos acontecimentos, observada especialmente nas entrelinhas e ausências dos discursos nos quais as representações sociais se manifestam.

Biografia do Autor

Jaqueline de Jesus Hoiça, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Licenciada em História pela mesma universidade.

Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em História. Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Downloads

Publicado

2020-01-06

Edição

Seção

Artigos / Ensaios